História da Sotelha
CERÂMICA SOTELHA: DESDE 1970
Fundada em 1970 a Cerâmica Sotelha iniciou a produção de telhas e acessórios em 1972. Atualmente somos uma referência na produção de cerâmica nacional que a Sotelha produz telhas e acessórios em cerâmica "pintando" com as alegrares cores e argila telhados Nacionais e Internacionais.
A Cerâmica Sotelha foi a primeira fabrica automatizada para o fabrico de telha, a ser instalada na Península Ibérica. A Cerâmica Sotelha elevou os seus processos produtivos ao nível do melhor que naquele tempo existia na Europa. Maquinaria de preparação de pasta, moldagem, prensagem e movimentação de produtos a cargo das empresas alemãs "Rieter Werk" e "Keller", sendo a secagem e cozedura instaladas pela "Ceric", empresa de origem francesa.
A Cerâmica Sotelha sempre revelou ser uma empresa dinâmica e desde cedo apostou na diversificação dos produtos e na actualização tecnológica. Dentro do espírito de diversificação, instalou, em 1980, uma nova fábrica (RUSTICER), para o fabrico de pavimentos e revestimentos rústicos em Barro Vermelho. Em 1984 foi construído um forno túnel para a cozedura dos pavimentos rústicos, em substituição de 2 fornos intermitentes. Em 1989 procedeu-se à certificação das telhas, mantida com renovação anual, tendo sido a Cerâmica Sotelha uma das primeiras empresas a fazê-lo. Em 1996 teve início o processo de certificação da empresa, concluído em Maio de 1998.
Em 1999 foi instalada uma preparação de pasta via seca para melhorar as características técnicas e a textura dos pavimentos e revestimentos. Em 2001 iniciou-se a construção de uma terceira unidade fabril, com vista ao aumento da capacidade produtiva e à diversificação da oferta de soluções para a construção de coberturas.